Postado em 11/03/2019

Visão embaçada: O que pode significar o sintoma

A visão embaçada pode ser um sinal de alerta para várias doenças e pede uma atenção especial. Nem todo mundo dá a devida atenção para a questão, pensando que é só algo temporário, mas é muito importante consultar um oftalmologista para averiguar.

Se houver dificuldade para enxergar constantemente, há grandes chances de se tratar de miopia, astigmatismo e outros problemas simples de visão, mas o caso pode ser mais grave. Você sabia que a visão embaçada é um sinal muito comum em quadros de tumor cerebral?

O sintoma pode surgir também em pacientes com diabetes, hipertensão, pressão baixa, glaucoma, catarata e enxaqueca. Alguns desses problemas são doenças sérias que precisam ser tratadas e apresentam outros sinais que podem gerar mais atenção.

Veja a seguir algumas dicas de como identificar a causa da visão embaçada!

Glaucoma

Se a visão embaçada acompanhar dores súbitas nos olhos, vermelhidão, vômitos e náuseas, há chances de que o paciente esteja desenvolvendo glaucoma. A doença ataca o nervo óptico, que pode ser danificado permanentemente e causar até cegueira se não tratada a tempo.

Catarata

A catarata é identificada pela presença de halos claros no escuro, e aumento progressivo na dificuldade para enxergar cores brilhantes. A visão embaçada surge pelo cristalino do olho durante o envelhecimento. O tratamento é feito através de cirurgia de remoção do cristalino, substituindo-o por lente artificial.

Diabetes

Pacientes diabéticos tendem a ter visão embaçada, pontos cegos e traços que se movimentam pelo campo visual. Esses sintomas são comuns na retinopatia diabética, um efeito da diabetes. Quem tem diabetes precisa acompanhar a saúde com frequência e fazer exames regulares, principalmente a partir dos 60 anos de idade.

Enxaqueca

Os sintomas de enxaqueca são bem claros, apontando dores fortes de cabeça. Elas podem vir com visão embaçada e o tratamento indica analgésicos e descanso. É importante consultar um médico se elas forem constantes, para verificar uma solução mais eficaz.

Problemas de pressão

Tanto a hipertensão quanto a hipotensão pode fazer a visão ficar embaçada. Os sinais de problema de pressão também incluem náuseas e enjoos, mal estar, suor frio, vertigens e confusão mental. Pacientes com esses sintomas precisam ficar atentos, porque os problemas de pressão podem levar a doenças mais sérias, como AVC e infarto.

Tumor cerebral

Outro caso grave é quando a visão embaçada é causa de um tumor cerebral. O paciente precisa tratar o problema com urgência para evitar o agravamento da doença. A visita ao médico e realização de exames é fundamental para identificar o tumor, até porque alguns sintomas são semelhantes a problemas de pressão.

O paciente apresenta, além da visão turva, dor de cabeça, confusão mental, náuseas e enjôos, alterações no humor e sonolência excessiva. Ele também pode ter tonturas e desequilíbrio, dificuldades para se movimentar, perda parcial ou gradual de sentidos, entre outros.

O diagnóstico preciso é realizado através de exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.

É muito importante ficar atento aos sintomas que acompanham a visão embaçada. Independente do caso, é sempre importante visitar o médico para identificar o que está causando o problema.

O oftalmologista é o profissional mais adequado para analisar os problemas de visão. Se necessário, ele deverá fazer o encaminhamento para o especialista específico. Agende a sua consulta no JM Consultórios com oftalmologistas de qualidade!