Postado em 31/08/2017

Vegetais na alimentação como prevenção de doenças

Hoje é Dia do Nutricionista e aproveitamos para explorar um assunto bem relevante para a saúde. O tema de hoje é a função dos vegetais na alimentação como prevenção de doenças.
Todo mundo sabe que manter uma alimentação balanceada é a base para uma boa saúde. Os alimentos influenciam diretamente no funcionamento do organismo e fornecem nutrientes importantes para as células. Nesse ciclo, os vegetais exercem funções muito importantes.
Enquanto muitos alimentos devem ser consumidos em quantidades reguladas, para os vegetais não há essa preocupação. Quanto mais consumidos, mais benefícios eles trazem para a saúde. Eles reduzem drasticamente os riscos da maioria das doenças.
Mas qual é a quantidade ideal? O recomendado é pelo menos 3 porções ao dia de vegetais na alimentação diária. Agora vamos entender um pouco mais sobre a função desses alimentos verdes.

A genética e os vegetais na alimentação

Uma das grandes vantagens da inclusão de vegetais na alimentação é que eles possuem fitoquímicos. Trata-se de moléculas responsáveis pela lapidação do nossa genética.
Enquanto os genes hereditários traçam aspectos da nossa fisionomia e saúde, os fitoquímicos são bastante eficazes para controlar características prejudiciais do código genético. E isso é por causa dos antioxidantes que eles trazem nos vegetais.
A genética é muito influenciada pelo estilo de vida que levamos, afetando diretamente no código do DNA. As alterações epigenéticas, como são chamadas, são provocadas por fatores como alimentação, atividades físicas e a interação de forma geral com o ambiente em que vivemos.
É por isso que pessoas predispostas a problemas como obesidade e diabetes podem contornar a herança genética e se manterem saudáveis. Existem inclusive dietas recomendadas para cada caso – você pode conferir dicas de dieta para diabetes aqui mesmo no blog.

Vegetais indicados para uma boa saúde

Os vegetais são remédios naturais que previnem muitos problemas de saúde e ajudam muito em quadros de doenças. Cada espécie tem os seus próprios benefícios para o organismo. Confira a função de alguns tipos de vegetais e legumes na alimentação:

  • Abobrinha: Fonte de fibras e vitaminas A e C, age previne inflamações, esse vegetal favorece a flora intestinal e ajuda a regular os níveis de colesterol.Possui também magnésio, que age beneficamente no sistema cardíaco.
  • Alcachofra: Muito importante na alimentação, age contra diversos males, como anemia, diabetes, reumatismo, doenças respiratórias etc.
  • Brócolis: Rico em vitamina C e fibras, agindo contra a ação de radicais livres no organismo. É altamente eficaz no controle e combate de doenças cardíacas e respiratórias, além de beneficiar o sistema imunológico e funcionar como proteção contra raios ultravioletas do sol.
  • Couve: Possui uma gama de diversas vitaminas, como as do tipo A e do complexo B. Suas funções anti-inflamatórias e desintoxicantes são muito importantes para a saúde e ainda ajudam a regular a quantidade de colesterol. Atua ativamente na pressão arterial.
  • Jiló: Ótimo para manutenção da pressão arterial e saúde bucal, é um aliado contra anemia e obesidade.
  • Rabanete: Influencia na saúde da pressão arterial e dos sistemas urinário, intestinal e respiratório.

Interessado em manter uma boa saúde? Baixe gratuitamente o e-book “As doenças mais comuns para cada faixa etária” e saiba mais sobre como evitar alguns dos principais males de cada geração.