Postado em 02/04/2018

Úlcera gástrica pode ser causa de desconforto intestinal

Devido à acidez natural do estômago, o sistema digestivo costuma ser uma região sensível no corpo humano. Enjoos, refluxos, gastrite e outros sintomas podem facilmente ser detectados, mas é preciso ficar atento quando o desconforto intestinal se torna forte ou constante: você pode estar com uma úlcera gástrica.

A úlcera gástrica é uma ferida no estômago que pode ter origem em infecções de bactérias, má alimentação, em gastrite não tratada e até por fatores genéticos, entre outras causas. A doença costuma estar relacionada ao excesso de suco gástrico no estômago, causado por alterações no sistema de defesa do organismo.

Sintomas e diagnóstico da úlcera gástrica

A úlcera gástrica costuma apresentar sintomas bem comuns que devem ser investigados quando permanecerem constantes. Entre eles, o enfermo costuma apresentar dor de cabeça, náuseas, vômitos e perda de peso, mas o que mais alerta para a procura de um médico é uma forte dor abdominal com sensação de pontadas e/ou queimação.

O incômodo causado pelas dores é o que pode provocar perda de peso, uma vez que ele causa diminuição do apetite. A presença da enfermidade não costuma ser muito grave e é possível diagnosticá-la através de uma endoscopia digestiva, que irá confirmar de vez o que os sintomas indicam. O exame é feito através de uma sonda que possui uma câmera na ponta e é inserida através da boca.

Como tratar a úlcera gástrica

Uma vez identificada a úlcera gástrica, o tratamento indicado inclui o uso de remédios antiácidos, analgésicos para as dores e, em casos de úlcera causada ou influenciada por estresse, calmantes para relaxar. Na presença de bactérias, o médico irá receitar um antibiótico.

Uma alimentação leve, saudável e rica em nutrientes também faz parte do tratamento. Deve-se evitar comidas muito gordurosas, quentes e doces, como refrigerantes e fast food.

Como está a saúde do seu estômago? Ele está funcionando corretamente ou há algum sintoma que possa ser preocupante? Na dúvida, é sempre interessante fazer uma consulta de rotina para prevenção.

O JM Consultórios disponibiliza agendamentos com médicos da especialidade Gastroenterologia, específica para questões do aparelho digestivo.

Agende sua consulta pelo site!