Postado em 20/02/2018

Sinais de infarto e os cuidados com a saúde do coração

O infarto é uma doença muito perigosa responsável por um alto número de mortes no mundo inteiro. Há alguns sintomas que permitem prever um ataque, representando um sinal de que se deve ir ao médico antes que o pior aconteça. Porém, muitas pessoas acabam ignorando esses sintomas.

O que provoca o infarto é o cultivo de maus hábitos relacionados a bebidas, cigarros e sedentarismo, além de situações de estresse agudo. O ataque ocorre pelo bloqueio dos vasos sanguíneos que bombeiam o coração, seja pelo acúmulo de gordura ou pela contração irregular.

Confira a seguir alguns sinais de que você pode sofrer um infarto:

1 – Dor no peito

Costuma ser o primeiro sintoma, surgindo como um súbito desconforto anormal ou sensação de pressão na região torácica. A dor pode se estender para outras regiões, como mandíbula, costas e ombros.

2 – Falta de ar

Junto com a dor torácica, o indivíduo frequentemente apresenta falta de ar, devido ao grande desconforto e sensação de aperto na região torácica. O mau funcionamento do coração é fator relevante para afetar os pulmões.

3 – Tonturas

Em quadros eminentes de infarto, sentir tonturas também é um sintoma normal. É muito importante ficar atento com as atividades diárias, pois esse sinal pode causar acidentes, principalmente no trânsito.

4 – Enjoo

O enjoo é um sintoma que muitas vezes passa despercebido como um simples desconforto digestivo, medicando-se erroneamente. Surge como um sinal aminérgico de alerta do corpo. Um médico bem capacitado deverá estar atento para realizar o diagnóstico correto.

5 – Sudorese

Também um sinal aminérgico, é comum que a pessoa apresente sudorese excessiva, podendo surgir como um suor frio. Isso acontece muitas vezes em decorrência das dores no peito.

6 – Fadiga e fraqueza

Embora possa ser um sintoma para outras doenças, a fadiga é outro sinal que antecede um ataque de infarto. Por isso, deve-se ficar atento também a cansaços repentinos, pois são um alerta importante para algo errado no corpo.

7 – Insônia

Não é um sintoma tão comum, mas o indivíduo à beira de um infarto pode apresentar insônia durante a noite. Isso acontece devido às mudanças que a redução de oxigenação causa no organismo.

Esses são os principais sintomas que uma pessoa à beira de um infarto pode apresentar. Se você sentir algum deles, pode ter certeza de que algo está errado no seu organismo e é hora de procurar um médico. Identificado o problema, você deve contar com um bom cardiologista!

Venha para o JM Consultórios e agende sua consulta!