Postado em 24/08/2018

Saúde do coração: 7 dicas importantes para melhorar o sistema cardiovascular

Um dos órgãos mais importantes para a saúde é o coração. O sistema cardiovascular está diretamente ligado aos sinais vitais do corpo e, por isso, requer cuidados especiais. Há várias medidas que ajudam a manter a saúde do coração!

As doenças cardíacas encabeçam o número de óbitos no Brasil. As mais mortíferas são o infarto e o AVC, mas problemas de pressão também influenciam bastante nesse quadro, porque sobrecarregam o músculo do miocárdio.

Embora as campanhas de prevenção ajudem a controlar os índices, nem todo mundo segue bons hábitos para cuidar do sistema cardiovascular. Que tal começar a se cuidar mais? Veja as nossas dicas para manter uma boa saúde do coração!

1. Cuide da alimentação

Manter uma dieta balanceada é essencial para o bom funcionamento do miocárdio. A alimentação não precisa ser rígida, mas é interessante controlar a quantidade de determinados ingredientes, evitando, por exemplo, o excesso de frituras e doces.

A obesidade está entre os principais vilões do coração, justificando uma dieta adequada. Reduzir o consumo de gorduras, controlar a quantidade de carne vermelha e moderar no sal e açúcar ajudam a evitar esse quadro.

Outra dica é incluir adequadamente vegetais, frutas e alimentos com vitamina D no cardápio, além de dar preferência a óleos vegetais.

2. Beba água, sucos e vinho

Hidratar-se adequadamente é uma medida cautelar para evitar uma série de doenças e favorece o coração, mesmo porque ajuda a diluir os nutrientes na corrente sanguínea. Água e sucos são os líquidos ideais, enquanto que refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitados.

O vinho, no entanto, ainda se enquadra nas bebidas benéficas à saúde, em quantidade apropriada. Isso graças às propriedades antioxidantes da uva, que combatem o envelhecimento do coração e diminuem o colesterol ruim. O ideal é uma taça por dia.

3. Faça atividades físicas

A prática de atividades físicas é aliada da saúde do coração, principalmente os exercícios aeróbicos. Ela ajuda a regular o colesterol bom em detrimento do colesterol ruim, melhorando o funcionamento do coração. O ideal é realizar as atividades no mínimo três vezes por semana.

4. Controle o estresse e a ansiedade

O estresse e a ansiedade aumentam a presença de radicais livres e de cortisol no organismo, consequentemente favorecendo a elevação dos índices de colesterol e açúcar no sangue. Dessa forma, é recomendável buscar formas de conter o estresse diário para evitar que ele possa gerar problemas cardíacos. Algumas dicas são ouvir música, praticar ioga e recorrer às atividades físicas.

5. Aproveite o sol

A falta de vitamina D pode prejudicar os níveis da pressão arterial, favorecendo quadros de hipertensão. Embora a substância seja encontrada em alimentos, a exposição solar é a sua principal fonte, favorecendo a manutenção da saúde do coração.

6. Mantenha uma boa higiene bucal

Há vários estudos que mostram a relação entre a boa higiene bucal e a saúde do coração. Um mau hábito bucal favorece a proliferação de bactérias, aumentando o risco de aterosclerose e outras doenças relacionadas ao sistema cardíaco. Escove bem os dentes após as refeições e crie o hábito de usar fio dental!

7.Evite cigarros e outras substâncias químicas

O cigarro é um grande inimigo da saúde respiratória, mas também prejudica o coração. As substâncias químicas presentes promovem o acúmulo de colesterol nas artérias e aumentam a coagulação. Logo, os riscos de derrame e outros problemas cardíacos sobem. Evitar cigarro e substâncias químicas é uma atitude mais do que recomendada para a saúde!

Agora que você já conhece algumas atitudes para melhorar a saúde do coração, é só começar a desenvolver bons hábitos na sua rotina! Não se esqueça de realizar exames periódicos para verificar o estado do seu sistema cardíaco.

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