Postado em 28/01/2019

O que são varizes e como evitá-las

Pode parecer óbvio e você provavelmente já sabe o que são varizes. Elas são aquelas veias esteticamente chatas que sobressaem à pele, com aparência dilatada, alongada ou torta. Mas você sabe como se formam?

O surgimento é provocado por uma alteração da corrente sanguínea, que passa a se comportar de forma irregular e afeta algumas veias. Essas ficam na tonalidade azulada ou arroxeada, devido ao sangue ficar retido e não voltar para o coração. As causas tem vários fatores, como a falta de nutrientes e a obesidade.

O problema não é só estético, porque as varizes podem causar dor, queimação, cansaço, inchaço e peso nas pernas. Além disso, podem surgir manchas e até úlceras na pele!

Enquanto as varizes são mais comuns entre as mulheres, também podem afetar os homens.

O fato é que ninguém quer ter esse problema, tão ou mais inconveniente quanto as estrias. Então o que fazer para evitá-las? São os hábitos saudáveis que fazem a diferença. Confira as dicas do JM Consultórios a seguir!

Dieta equilibrada e rica em fibras

Balancear a dieta é sempre importante para qualquer questão relacionada à saúde. A dieta rica em fibras, especificamente, pode ajudar na constipação intestinal, que seria uma alteração no funcionamento do órgão, afetando a circulação.

Prática de atividades físicas

Esse é outro ponto que frisamos muito aqui no blog. A prática de exercícios físicos é altamente benéfica para a saúde do corpo e também ajuda a manter veias fortes e sem problemas. Tecnicamente, esse fator está relacionado ao peso, já que esse é um dos fatores que colaboram para o surgimento das varizes.

Movimentos constantes

A falta de circulação é fator determinante para o surgimento das varizes. Por isso, é importante evitar ficar parado por muito tempo, seja sentado ou em pé. Os movimentos ajudam a melhorar a corrente sanguínea e reforçam as estruturas das veias.

Suplementos nutricionais

Existem alguns produtos que ajudam na manutenção da circulação nas veias, bem como substâncias antioxidantes usadas nos tratamentos e prevenção das varizes.

A farinha de semente de uva, por exemplo, é bastante popular na França, assim como o extrato de semente de castanha-da-Índia em toda a Europa. Alguns óleos naturais e ervas ,como o óleo de alecrim, também são bons reforços na luta contra o problema.

Compressas de água

As compressas de água ajudam muito contra as varizes. Enquanto a água gelada ajuda na circulação, a água quente relaxa o corpo e as veias, ajudando a aliviar os sintomas. Compressas de vinagre também são muito eficientes, já que a substância tem função anti inflamatória. Essa estratégia, entretanto, é mais usada na solução do que na prevenção.

Gostou de saber mais sobre o que são varizes e receber dicas? Então fique atento aos conteúdos do JM Consultórios e nos siga nas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook.