Postado em 06/07/2018

Meditação e yoga promovem boa saúde psíquica e física

Quem preza por uma boa saúde sabe que exercícios físicos influenciam bastante no equilíbrio do corpo, mas esse equilíbrio também pode ser complementado com exercícios mentais. Práticas como meditação e yoga são bastante benéficas para a saúde!

O yoga inclusive se encaixa como ponto de ligação entre mente e corpo. O exercício não só promove o relaxamento espiritual como trabalha os movimentos e ajuda na boa forma. Os benefícios de praticar meditação e yoga vão muito além de liberar o estresse.

Quer saber por que você deve adotar essas atividades na sua rotina? Descubra a seguir!

Os benefícios do yoga

Uma das grandes vantagens do yoga como atividade física é que favorece corpo e mente ao mesmo tempo. No que diz respeito ao corpo, os exercícios influenciam na perda de peso, tonificação muscular e também a flexibilidade das articulações.

Os médicos recomendam também para auxiliar no tratamento de algumas condições físicas, como a artrite. O yoga é uma prática eficaz para combater dores no corpo e melhorar o posicionamento da coluna, combatendo estados de lordose e outros problemas posturais.

Mas a saúde mental também se beneficia à medida que os movimentos exercitam a função cerebral. Eles favorecem a cognição, concentração e atenção, influenciando na melhora de pacientes com condições que prejudicam a memória, por exemplo.

São vários quadros clínicos que se beneficiam das vantagens do yoga, desde transtornos mais simples até doenças genéticas. Entre eles, encontramos hiperatividade, depressão, déficit de atenção, epilepsia, esquizofrenia, Alzheimer e muito mais.

Ao promover o equilíbrio entre o físico e o emocional, a atividade é recomendada para todos os públicos. Quem tem uma rotina estressante pode realizar os exercícios no final do dia para relaxar e restabelecer o equilíbrio psíquico. Já quem tem uma personalidade mais explosiva encontra no yoga uma opção para controlar os impulsos emotivos.

Recomenda-se pelo menos 3 meses de prática para que os benefícios comecem a aparecer. É o tempo necessário para ganhar domínio da técnica a ponto de atingir o equilíbrio mental e corporal.

O equilíbrio da meditação

A meditação como atividade para a saúde está mais ligada ao psíquico que o físico. Porém, uma vez que a saúde mental está em dia, o corpo também se beneficia ao ganhar maior resistência para enfrentar doenças.

Atividades holísticas como meditação e yoga controlam o estresse, a ansiedade e situações que podem desencadear problemas sérios de saúde. A concentração exigida desliga a mente dos problemas, trazendo mais tranquilidade e paz para a mente. Esse bem estar reduz o esgotamento mental.

Ao combater a ansiedade e o estresse, meditação e yoga ajudam a reduzir peso, já que a pessoa passa a conter os impulsos alimentares. No yoga, os exercícios ainda ajudam a queimar gordura.

As atividades também influenciam no equilíbrio da pressão. A corrente sanguínea melhora a partir da regulação do sistema nervoso, restabelecendo os níveis de batimentos cardíacos, respiração, cortisol, adrenalina e outros hormônios.

Os benefícios de meditação e yoga são sentidos em diversas instâncias. O fôlego para exercícios físicos melhora, o humor é favorecido ao longo do dia, o corpo ganha mais disposição e até o desempenho sexual melhora.

Que tal mudar sua rotina com as atividades holísticas? Confira o nosso checklist “Quais são as doenças relacionadas ao estresse?” e veja o que você pode evitar através de meditação e yoga!