Postado em 21/09/2017

Infecções respiratórias: saiba como evitar e se proteger

O inverno é a estação mais perigosa para o nosso sistema respiratório. Seja pelas mudanças de temperatura, pela necessidade de nos proteger do frio em ambientes aquecidos ou pelo clima seco, ficamos mais suscetíveis às doenças e infecções respiratórias.

Entre os problemas mais comuns que levam as pessoas ao médico nessa época do ano, podemos citar gripe, resfriado, sinusite e alergias. As causas do contágio normalmente são muito parecidas, então fica mais fácil se prevenir.

Algumas pessoas possuem o organismo mais resistente e estão mais seguras contra essas doenças, mas é justamente porque elas sabem manter o sistema imunológico com a resistência necessária. Se você não faz parte desse grupo, está na hora de descobrir como evitar as infecções respiratórias. Siga as nossas dicas!

Alimente-se bem

A chave para fortalecer o organismo contra qualquer doença é manter uma alimentação balanceada e reforçada. É muito importante ingerir nutrientes em quantidades adequadas para criar anticorpos.

Para evitar infecções respiratórias, a dieta deve ser rica em vitaminas e minerais. Isso inclui muitas frutas, legumes e vegetais. Os cereais também são aliados importantes.

Hidrate-se bem

Beber bastante líquido mantém o corpo em bom funcionamento, com maior resistência a doenças. O ideal é pelo menos 2 litros por dia, mas evite bebidas altamente calóricas ou muito industrializadas. Mantenha a preferência por água e sucos, pois são mais saudáveis.

Evite contato com pessoas contaminadas

Procure manter-se afastado de pessoas que estejam gripadas ou com outros sintomas de infecções respiratórias. Como são doenças que se espalham pelo ar, o ideal é evitar ambientes em que os vírus estejam circulando. Por isso, uma dica é ficar longe de locais com grande circulação de pessoas em estações de maior risco, como feiras e ruas de grande movimentação comercial.

Mantenha a casa limpa

Ao evitar em casa o acúmulo de poeira e partículas que possam desencadear uma irritação alérgica, você favorece a manutenção da sua saúde respiratória. Fique atento aos locais de difícil acesso, pois são os principais focos de acúmulo de sujeira. Outra dica é reforçar a umidade do ar.

Use máscaras de proteção

Caso você precise acessar locais de alto grau de contaminação ou que possuam muita poeira, como construções ou fábricas, você pode proteger o nariz com máscaras especiais. Elas são uma ótima solução para evitar contato com os vírus e substâncias causadoras de infecções respiratórias.

Carregue álcool em gel

O álcool é um importante aliado contra germes e bactérias. Por isso, ter um vidrinho de álcool em gel para as mãos é sempre útil para eliminar os micro-organismos nocivos ao organismo. Use sempre que sentir a necessidade, principalmente ao entrar em contato com superfícies suspeitas.

Mantenha uma boa higiene pessoal

Lavar bem as mãos após ir ao banheiro, antes de preparar os alimentos e em situações similares é uma medida de segurança para prevenir diversas doenças, entre elas as infecções respiratórias. Isso porque nossas mãos estão em frequente contato com as vias orais e respiratórias durante o dia.

Essas são só algumas dicas para ficar a salvo das infecções respiratórias, principalmente nas épocas epidêmicas. Mesmo assim, ninguém está 100% imune, então sempre consulte um médico diante da contaminação. Confira o nosso infográfico com os principais sinais para procurar o clínico geral.