Postado em 17/05/2018

A importância da Nutrologia para um organismo saudável

As propriedades nutricionais que ingerimos diariamente influenciam na nossa saúde. Se o nutricionista é responsável por indicar dietas e cardápios adequados ao organismo de cada um, a importância da Nutrologia se destaca ao avaliar a relação dos nutrientes com o organismo.

O nutrólogo tem a função de acompanhar um bom desenvolvimento funcional dos pacientes através da alimentação. Essa relação inclui também o uso e a necessidade de suplementação. Por isso, é um especialista médico bastante procurado por atletas.

É comum que esse tipo de paciente procure o profissional com o objetivo centrado em definição corporal e ganho de massa magra. A importância da Nutrologia nesse caso é garantir que a alimentação e a suplementação estejam adequadas e sem exageros, mantendo o equilíbrio para uma boa saúde.

Mas há outros pacientes que necessitam da suplementação para focar especificamente na saúde. Grávidas, por exemplo, precisam ter uma boa alimentação para o desenvolvimento do feto, sendo o acompanhamento de um nutrólogo benéfico para esse objetivo.

Os pacientes em recuperação em camas de hospitais também são outro exemplo da importância da Nutrologia. A maioria recebe uma alimentação baseada em suplementos adequados, que são estabelecidos por um nutrólogo.

Conheça a seguir outras situações que demonstra a importância da Nutrologia.

Controlar a obesidade

O sobrepeso é uma questão muito delicada para a saúde. Além de ser condição prévia para uma série de doenças, carrega ainda um estigma social. Por isso, um tratamento para enfrentar o problema é sempre uma boa saída.

Nesse contexto, entra o nutrólogo. Ele acompanhará o paciente na busca por uma alimentação balanceada, medicação correta e fará as demais indicações adequadas ao estilo de vida, como os exercícios físicos ideais.

Tratar transtornos alimentares e doenças crônicas

A importância da Nutrologia também se revela na hora de cuidar de pacientes com desordens alimentares, como é o caso da bulimia e da anorexia. Quem sofre com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, também podem contar com essa especialidade para ter uma boa qualidade de vida.

O profissional está apto a ajudar no processo de recuperação com a indicação de uma nutrição adequada a cada situação. No caso dos transtornos, o

nutrólogo deverá atuar ao lado de um psiquiatra nos esforços de mudar os hábitos e a mentalidade do paciente.

Fortalecer o organismo na terceira idade

Na terceira idade, o organismo já não reage como antes. A absorção de nutrientes e digestão em si apresentam dificuldades para funcionar adequadamente. Com isso, a saúde pode ser prejudicada.

O nutrólogo poderá ajudar esses pacientes a desenvolver uma alimentação mais adequada, com os alimentos mais fáceis de serem digeridos e outras dicas fundamentais para uma boa saúde.

Prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida

A alimentação é uma das chaves para a prevenção de doenças. O acompanhamento de um nutrólogo permite manter a saúde em dia e afastar os riscos de vários quadros clínicos.

Além disso, ajuda a melhorar a qualidade de vida de quem tem maus hábitos alimentares, aumentando os rendimentos nas atividades do cotidiano.

Essas são só algumas das vantagens decorrentes da importância da Nutrologia para a nossa saúde. A especialidade clínica atua em diversas frentes para desenvolver uma alimentação adequada, acompanhando diretamente o metabolismo para um ritmo saudável.

Você sente que precisa de cuidados alimentares para melhorar sua saúde? Agende já uma consulta de Nutrologia no JM Consultórios!