Postado em 11/01/2019

Gravidez saudável e os principais cuidados com a gestação

Você já deve ter ouvido dizer que a gravidez é uma das fases da vida da mulher em que ela mais precisa se cuidar. É claro que a atenção com a saúde deve ser uma constante, mas quando ela interfere na vida de mais um indivíduo, é natural se preocupar mais. Uma gravidez saudável é a chave para o bom desenvolvimento do bebê.

Existem vários cuidados para garantir o bem estar do seu filho, sendo as primeiras semanas cruciais. Até a décima quarta semana, as mulheres estão mais suscetíveis aos abortos espontâneos e é ainda quando o cérebro e o coração são formados.

Nesse contexto, os três primeiros meses exigem mais atenção para uma gravidez saudável. O JM Consultórios preparou a seguir uma lista com os principais cuidados com a gestação. Confira!

1.     Faça o pré-natal

O pré-natal é o exame mais importante logo no começo da gravidez, porque evita um parto prematuro e várias complicações no decorrer da gestação. Além disso, ajuda a identificar se será necessário interromper algum tratamento de remédios periódicos que a mulher tome.

2.     Boa alimentação

Os desejos de grávida são muito comuns, mas isso não significa que a mulher deve comer tudo o que vier pela frente ou aumentar a proporção da dieta. O mais importante é manter uma boa alimentação com equilíbrio, com bastante verduras, legumes e frutas.

Na iminência de enjoo para certos alimentos, é possível substituí-los, enquanto que alguns itens devem ser excluídos da dieta. Certos tipos de queijo, por exemplo, podem causar listeriose, uma doença responsável por abortos espontâneos. Enquanto isso, o ômega 3 dos peixes tem alto poder de desenvolvimento para o cérebro.

3.     Suplementação alimentar

É altamente recomendável que a grávida adicione à dieta o ácido fólico. Trata-se de um suplemento que atua na prevenção de problemas congênitos do feto. A quantidade diária ideal é 400 mg.

Além disso, a dieta deve ter bastante cálcio e ferro. Em alguns casos, o médico recomenda complexos vitamínicos para suplementar a quantidade ingerida nos alimentos.

4.     Prática de atividades físicas

Algumas pessoas podem achar que é importante seguir uma rotina mais calma com bastante repouso, mas é justamente o contrário. A prática de atividades físicas ajuda a aumentar a resistência para suportar o peso extra na barriga. Além disso, ajuda no humor, espantando qualquer indício de depressão na gravidez.

5.     Exercícios para a região pélvica

Este item não é importante só para o parto, mas tem uma função prática durante toda a gravidez. Exercitar os músculos da pélvis ajuda na incontinência urinária típica e as atividades devem ser praticadas mesmo fora da gestação. Os exercícios são simples: as contrações que podem ser feitas em qualquer lugar secretamente.

6.     Não à cafeína, álcool, drogas, cigarro e remédios controlados.

Produtos com química e toxinas são proibidos na gestação. As mulheres que seguem com seus vícios ou tratamentos podem prejudicar o desenvolvimento do bebê. Entre os itens a serem evitados, estão o café, álcool, drogas no geral e remédios controlados sem a permissão do médico.

Essas são as principais medidas para uma gravidez saudável. Seguindo essas dicas, a gestação será muito mais tranquila e a criança virá com a saúde em dia!

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