Postado em 16/02/2018

Exames de sangue devem ser feitos periodicamente

Você é do tipo que acha que só precisa fazer exames de sangue quando seu médico solicita? Aqui vai uma nova visão para esse pensamento: os hemogramas de rotina podem identificar diversas doenças precocemente, antes mesmo que os sintomas se manifestem.

Isso quer dizer que quem realiza exames de sangue periodicamente aumenta as chances de cura para enfermidades sérias, já que ganha tempo para começar o tratamento bem cedo. É verdade que o médico de fato deve solicitar o encaminhamento para o laboratório, mas o pedido pode ser feito durante check-ups do paciente.

Os exames de sangue ajudam, por exemplo, a controlar os níveis de açúcar, colesterol e gordura, que podem desencadear problemas graves de saúde. Além disso, esses exames permitem identificar doenças como diabetes, pressão alta Algumas enfermidades que podem ser identificadas são diabetes, anemia, leucemia e doenças autoimunes.

Exames de sangue ideais para check-ups

Os exames de sangue podem ser simples ou mais complexos. Os primeiros são requisitados para avaliar informações mais básicas, como o nível de colesterol e gordura. Os mais complexos são muito importantes no diagnóstico precoce de enfermidades, como a leucemia.

O tipo dos exames de sangue solicitados deve ser avaliado pelo médico, de acordo com a necessidade. Nos check-ups, o hemograma completo é muito comum, pois é o mais indicado para detectar distúrbios graves. Isso porque o hemograma completo apresenta os níveis de glóbulos vermelhos (hemácias), brancos (leucócitos) e plaquetas.

As hemácias são responsáveis pela oxigenação das células, estando ligadas a problemas como anemia. Já os leucócitos atuam na defesa do organismo, sendo identificados distúrbios em doenças autoimunes, por exemplo.

As plaquetas estão relacionadas à coagulação do sangue. Seus níveis podem apontar a presença de fibrose e insuficiência renal, entre outras. Há doenças que se relacionam aos três índices do hemograma, como a leucemia.

Agora que você já sabe a importância dos exames de sangue de rotina, que tal providenciar o seu check-up completo e realizar um hemograma completo? Agende sua consulta no JM Consultórios!