Postado em 24/07/2017

Estresse: como aliviar os sintomas

Se existe algo no dia a dia que não dá para escapar é o estresse, principalmente no trabalho. Ele pode surgir eventualmente ou em níveis elevados – depende da rotina. A pessoa fica mais suscetível à irritabilidade e falta de concentração, podendo exibir quadros de enxaquecas e dores de cabeça. Isso atrapalha muito no rendimento e pode fazer as tarefas desandarem. No entanto, se você souber identificar a causa e desenvolver um método particular para reduzir ou evitar o estresse, o dia pode ficar mais leve.

O estresse costuma surgir através de atividades normais para as quais não estamos preparados ou encontramos dificuldades de executar. Para evitar que ele se torne constante, é importante saber o que fazer para aliviar os sintomas. Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a relaxar.

Durma bem

Uma boa noite de sono tem um efeito importante contra o estresse. É no sono que o corpo produz melatonina em maior quantidade, um hormônio importante para várias funções no organismo. Entre elas, ajuda a criar uma sensação de relaxamento. Estresse e sono podem causar um ciclo, já que a insônia é um dos sintomas, então evite levar os problemas do trabalho para casa e procure relaxar durante a noite.

Alimentação balanceada

Uma alimentação balanceada traz vitalidade e energia para manter um bom humor – o ditado é verdade: cara feia pode ser fome! Evite ficar muito tempo sem comer, mas também evite exageros. Outra dica é o consumo diário de chocolate, que produz serotonina e ajuda a diminuir o cortisol que causa o estresse. O recomendado é seis gramas por dia. Opções mais saudáveis são o abacaxi e a banana.

Beba bastante água

Manter o organismo hidratado é importante de forma geral e ainda ajuda a combater alguns sintomas do estresse. Se você sofre com cefaleia ou enxaqueca, por exemplo, a ingestão de líquidos ajuda a diluir e eliminar as substâncias nocivas que causam a dor. Atente-se a tomar regularmente água pura e fique longe de café e outras bebidas estimulantes. O recomendado é ingerir pelo menos um litro e meio de água.

Ouça música

Ouvir música durante o trabalho é uma ótima forma de aliviar a tensão e a ansiedade. Há inclusive várias playlists criadas especificamente como terapia antiestresse. Só não vale selecionar ritmos muito pesados!

Exercícios de respiração

Quando você sentir que o nível de estresse está elevado, procure fazer exercícios de respiração, contando até dez. Além de ajudar na concentração, a respiração se relaciona diretamente com as emoções. Incluir ioga e meditação no seu tempo livre também ajuda a manter uma rotina mais calma ao longo do dia, auxiliando no trabalho.

Atenção: Se essas dicas não funcionarem, considere uma visita ao médico. Ele pode receitar medicamentos adequados. É muito importante ficar atento para o desenvolvimento de quadros graves, pois o estresse pode evoluir para patologias mais sérias. Separamos um checklist especial sobre quais são as doenças relacionadas ao estresse.