Postado em 19/04/2018

Equilíbrio emocional e viagens de lazer: Elementos que se combinam

Há vários momentos da vida em que passamos por situações estressantes e desgastantes. O equilíbrio emocional fica abalado e pode surgir uma sensação de sufoco. A saúde mental começa a gritar por atenção e o que mais queremos é sumir do mundo, certo? Mas calma! O que você precisa é relaxar e se livrar do estresse. E o que se encaixa melhor nesse cenário que uma boa viagem a lazer?

Sumir do mundo pode de fato parecer um pouco radical, mas uma viagem é ideal para trazer de volta aquela revitalização e o equilíbrio emocional que você tanto busca. O descanso é essencial para essa missão e fazer isso em um lugar diferente traz novas energias.

A grande influência de viagens para o equilíbrio emocional e mental é que você sai da rotina e pode deixar os problemas de lado mais facilmente. Nada daquele cotidiano agitado e cansativo, apenas se divertir e relaxar.

O ideal é uma viagem tranquila para lugares calmos e naturais, onde você possa entrar em contato com a sua paz interior, mas o mais importante é vivenciar coisas diferentes e até conhecer pessoas novas. Praias e campos, por exemplo, são lugares naturalmente relaxantes que trazem uma rotina diferente do normal.

Por que viajar ajuda no equilíbrio emocional?

Há vários motivos pelos quais uma viagem te ajudar a reequilibrar os ânimos. Primeiro que, ao sair de uma rotina agitada, você naturalmente desacelera. No dia a dia, tudo se torna corriqueiro pela falta de tempo, como um simples almoço. Ao tirar um tempo para você, é possível aproveitar os momentos com mais prazer.

Esse tempo é importante também para mudar a percepção de algumas atividades do cotidiano, mesmo que por um breve período. Sabe quando sentimos falta de coisas às quais estamos acostumados? Ao voltarmos de uma viagem, essa sensação ajuda na revitalização.

Mais do que isso, permite ver a rotina com outros olhos e, por vezes, até mudar alguns hábitos. Aquele almoço rápido mesmo: realmente há necessidade de comer com pressa? As tarefas do dia a dia não parecem tão pesadas como antes, porque você se permitiu dar um tempo de descanso mais aproveitado.

E o fato de conhecer outras pessoas também pesa para um melhor equilíbrio emocional. Ver novos rostos ajuda a se distrair, pois eles não estão carregados de memórias. Mais do que isso, eles podem apresentar novas atividades e trazer novas perspectivas para a sua vida.

Para a saúde física e mental, uma viagem pode ser bastante proveitosa. Quando o cotidiano começa a pesar, existe uma tendência de você não só se tornar uma pessoa estressada, mas vir a desenvolver algum grau de depressão. Isso acontece porque o estresse e depressão são características que se conectam a partir de certo ponto.

Uma rotina muito fechada é receita pronta para atrair a depressão, porque fazer as mesmas coisas diariamente afeta diretamente o seu ânimo para seguir dia após dia. Quer dizer, qual o sentido da vida se você for viver para repetir sempre um dia após o outro?

É imprescindível quebrar esse ciclo com atividades relaxantes e novas experiências! Por isso tudo, uma viagem é ideal para restabelecer o seu equilíbrio emocional.

Se você está com os ânimos à flor da pele, outra dica legal é começar uma terapia com um profissional. O psicólogo está sempre a postos para te ajudar a enxergar novas perspectivas e perceber mudanças importantes na forma de ver a vida.

Venha se consultar no JM Consultórios: agende já sua consulta de Psicologia no site.