Postado em 12/07/2017

Dicas para uma boa longevidade

Desde tempos remotos, um dos maiores desejos da humanidade é uma vida longa e bem aproveitada. Os antigos egípcios até depositavam suas crenças na vida após a morte, esperando que fosse possível voltar do mundo dos espíritos. Naquela época, a expectativa de vida não chegava nem aos 40 anos. Hoje é possível chegar aos 80 e até aos 100 anos. É como se vivêssemos a segunda vida que eles buscavam, não é? E qual é o segredo para atingir essa boa longevidade? Cuidados com a saúde? Uma rotina ativa? O avanço da tecnologia? Hoje vamos conhecer algumas dicas e respostas para esse grande segredo da ciência!

Um pouco de História sobre longevidade

Antigamente, era muito comum uma alta taxa de mortalidade infantil, tal como o adoecimento de muitas pessoas. Isso porque não havia medicamentos e tecnologia para suprir a população e os suprimentos eram reservados em grande parte à nobreza. O conhecimento em relação a muitas doenças também era escasso. Podemos sim dizer que o avanço da tecnologia influenciou no aumento da expectativa de vida, mas a própria forma como vivemos tem sua importância. O estilo de vida foi modificado a tal ponto que hoje um idoso pode ser mais jovem que um adolescente – só depende do estado de espírito.

Alimentação

Muitos alimentos são vilões da vida longa, aumentando riscos de doenças e problemas de saúde. Frituras e alimentos gordurosos, por exemplo, aumentam o nível de colesterol na corrente sanguínea, favorecendo o surgimento de doenças do coração. Por isso, um dos segredos para uma boa longevidade é adaptar-se a uma alimentação sadia e balanceada, com todos os nutrientes necessários para suprir as demandas diárias de energia.

A ingestão frequente de frutas, verduras, legumes e grãos é uma ótima recomendação. Alimentos como tomate, alho, abacate, verduras de folhas verdes e nozes ajudam inclusive a retardar o processo de envelhecimento. Carne branca é mais saudável, mas não deixe de consumir carne vermelha magra, pois ela é importante para os músculos e a resistência do corpo. Beber bastante água é outra dica saudável para quem almeja vida longa.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos traz ótimos benefícios para o corpo. Não só ajuda a manter uma boa forma como também reduz o estresse do cotidiano, diminui riscos de pressão arterial e aumenta a resistência. Outros benefícios incluem a oxigenação celular e apoio contra a obesidade.

Respiração e sono regrados

Ficar ofegante e ter falta de ar são sinais de que há algo errado. Procure respirar mais devagar para reeducar o seu metabolismo. A respiração influencia bastante nas funções dos órgãos celulares. Igualmente, uma boa noite de sono tem a sua importância para o equilíbrio do corpo.

Não ao cigarro

Todo mundo sabe que fumar é prejudicial à saúde, mas sempre é tempo de deixar o hábito de lado e se dedicar a uma vida mais saudável.

Essas são algumas dicas para garantir uma boa longevidade, mas há muito mais influenciadores. Genética e faixa etária trazem algumas questões para serem analisadas. Se você está chegando aos 30 ou já passou dessa idade, recomendamos o nosso e-book gratuito “Os principais cuidados com a saúde após os 30 anos”.