Postado em 18/07/2017

6 dicas para cuidar da saúde da família

Viver em família é sempre um desafio, seja pelos conflitos ou pelos sustos que podem acontecer. Cada membro tem suas preocupações e requer cuidados específicos para um bem estar. Você está preparado para suprir essas necessidades e cuidar da saúde da sua família? Separamos algumas dicas para providenciar conforto a todos e evitar o surgimento de doenças.

Educação alimentar

Independente da idade, uma alimentação balanceada é uma grande aliada ao combate de doenças. Para as crianças, a importância de uma boa educação alimentar se reflete pela fase de crescimento; já para os mais velhos, os cuidados com a saúde pedem mais atenção a fatores como colesterol, sal e açúcar. Equilibre a ingestão de nutrientes e evite o excesso de alimentos prejudiciais ao organismo, como frituras e industrializados. Deve-se priorizar o consumo de frutas, verduras, legumes e alimentos naturais. Um cardápio adaptado às diferentes necessidades é a melhor forma de cuidar da saúde de toda a família.

Incentivo a exercícios físicos

Exercícios e atividades físicas são muito importantes para manter a saúde em dia. Estimule o gosto pelos esportes às crianças e faça da prática um hábito. Aos mais velhos, as rotinas recomendadas devem incluir caminhadas e alongamentos, mas se houver pique para outros exercícios, melhor ainda. A natação, por exemplo, é um esporte indicado para todas as idades. Que tal um passeio ao parque nos finais de semana com toda a família?

Atenção ao sono

Dormir bem é pressuposto para começar um dia com disposição e bom humor. Além disso, mantém o metabolismo funcionando em ordem e ajuda a regular as demais funções do corpo. O recomendado é entre 6 a 8 horas de sono por dia. As crianças devem dormir cedo para aproveitar o período em que há maior produção de GH no organismo, favorecimento um crescimento saudável.

Higiene e limpeza

Uma boa higiene afasta ácaros, vírus e bactérias da sua casa. Alguns hábitos ajudam a eliminar ou reduzir a quantidade desses seres que causam alergias e doenças. Manter a limpeza e organização sempre em dia, ensinar as crianças a lavar as mãos ao usar o banheiro e antes de comer, trocar travesseiros e roupas de cama com certa periodicidade e evitar acúmulo de pó são algumas dicas básicas para uma boa higiene doméstica.

Kits de primeiros socorros

Tenha sempre um kit de primeiros socorros com álcool e outros produtos esterilizantes para ajudar em acidentes como cortes e ferimento. Não se esqueça de repor os produtos e checar sempre o estoque para ter à disposição nas situações inesperadas.

Cuidados com os animais de estimação

Assim como as crianças, os animais devem estar com a carteira de vacinação em dia. Mantenha-os limpos, vermifugados e protegidos contra pulgas e carrapatos. Se algum membro da família tiver alergia, evite a presença de animais. Caso você já tenha um pet, procure mantê-lo afastado da pessoa alérgica e limite o espaço do animal.

Com essas dicas, cuidar da saúde da sua família será mais fácil e todos ficam mais protegidos contra doenças, mas fique atento para outros fatores. Cada faixa etária fica mais suscetível a enfermidades específicas. Para um contexto geral, baixe o nosso e-book “As doenças mais comuns para cada faixa etária” e conheça os riscos para cada membro de sua família.