Postado em 13/12/2018

Dezembro Laranja ressalta a importância da prevenção do câncer de pele

No mês que traz várias campanhas de conscientização, o Dezembro Laranja chega com o alerta para a prevenção do câncer de pele. Dividindo o mês com o Dezembro Vermelho contra o HIV e o Dezembro Verde contra o abandono e maus tratos de animais, a campanha da cor laranja ressalta dicas para cuidar da saúde e evitar um mal que poucos se atentam.

Segundo o Instituto do Câncer (Inca), o câncer de pele representou 30% dos tumores malignos registrados, com cerca de 180 mil ocorrências. A boa notícia é que esse número deve diminuir e a campanha do Dezembro Laranja é valiosíssima para contribuir para a melhora.

O diagnóstico precoce é essencial para uma recuperação bem sucedida e a campanha tem o objetivo de reforçar a importância dos cuidados e das atitudes fotoprotetoras. Saiba mais a seguir!

Sobre o Dezembro Laranja

O Dezembro Laranja é uma campanha criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tendo como base a grande exposição ao sol durante o verão. A questão é ressaltar as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamentos.

A campanha incentiva o cuidado contra a exposição solar, ressaltando a importância de usar protetores e filtros solares, além de acessórios como chapéus e óculos escuros. São medidas simples que evitam um problema de saúde preocupante.

Em 2018, o lema da campanha é “Se exponha, mas não se queime”. Os esforços para espalhar essa ideia incluem iluminação especial laranja em várias cidades, alertas em pontos estratégicos do país – principalmente em praias – e a participação de institutos na divulgação.

O interessante é que o Dezembro Laranja também capta a atenção das crianças, com o mascote Super Protetor. O desenho traz um personagem caracterizado com óculos escuros, armas de proteção, capa, protetor solar e um relógio que aponta a melhor hora para um banho de sol refrescante e seguro.

Como contribuir com a campanha

Além de se cuidar, você pode participar da campanha para evitar aumentar os números de incidência ao compartilhar o alerta. O site da campanha da SBD foi desenvolvido especialmente para divulgar conteúdos que reforçam o alerta e o compartilhamento do material ajuda a espalhar o objetivo do Dezembro Laranja.

A campanha incentiva também o uso de hashtags nas redes sociais e máscaras para perfis. Quem quiser participar, pode incentivar com os termos #dezembrolaranja e #controleosol e utilizar o aplicativo disponível no site para alterar a foto de perfil do Facebook e do Twitter.

Fique atento para os sinais

Para um diagnóstico precoce com boas chances de recuperação, é importante conhecer os principais sinais do câncer de pele. Controlar a exposição aos raios ultravioletas é só uma parte do cuidado. São dois tipos de câncer de pele: o melanoma e o carcinoma. O primeiro é mais agressivo e cada um tem as suas particularidades.

No melanoma, principalmente, os sinais incluem surgimento anormal de pintas no corpo ou mutação das já existentes, manchas avermelhadas no peito e/ou nas costas, úlceras abertas com sangramentos ou crostas, lesões brancas semelhantes a cicatrizes e verrugas com crosta.

Se você reparar em qualquer um desses sinais, procure um médico para realizar o diagnóstico ideal e conhecer o tratamento mais indicado.
Cuide da saúde, previna-se e continue acompanhando assuntos como este em nosso Blog!