Postado em 27/04/2018

Descubra como para manter os ossos fortes e saudáveis

Conforme o tempo passa, é natural que o corpo comece a mostrar sintomas do tempo, apresentando dores e problemas de saúde. Porém, é possível evitar esses problemas com um estilo de vida saudável para manter o corpo em ordem e os ossos fortes.

A osteoporose mesmo é uma doença séria que pode assombrar a terceira idade, deixando os ossos frágeis e quebradiços. Problemas como esse podem ser evitados com hábitos e dietas saudáveis. Quer saber chegar à terceira idade com ossos fortes e saudáveis? Veja as nossas dicas!

Conheça os nutrientes importantes e o que evitar para manter ossos fortes

Todo mundo sabe o poder que uma boa alimentação proporciona ao nosso corpo. Os nutrientes agem cada um à sua maneira, mas há elementos nocivos ao organismo que podem provocar diversas doenças.

Ossos fortes são resultado de uma dieta com a quantidade adequada de cálcio, então alimentos derivados do leite, como iogurtes e queijos brancos, são de grande importância. Já a vitamina K atua ativamente na renovação do tecido ósseo. Alimentos como espinafre, agrião e alface são algumas fontes desse nutriente.

Mais uma dica é aumentar o consumo de vitamina D. Encontrada com escassez em alimentos como salmão e leite, ela tem consumo baixo na alimentação. Por isso, é recomendável recorrer a suplementos no dia a dia.

Em via contrária, deve-se evitar o alto consumo de carne vermelha, porque sua proteína impede a absorção do cálcio nos ossos.

Fique atento também à vitamina E. Elas tem os seus benefícios ao organismo e age como antioxidante, mas o excesso é prejudicial aos ossos. Uma quantidade exagerada pode gerar a formação de osteoclastos, células que facilitam o surgimento da osteoporose. Óleo de girassol e abacate são alguns alimentos com vitamina E.

Por fim, evite refrigerantes. O açúcar na composição é um dos grandes vilões para os ossos!

Bons hábitos fortalecem os ossos

Além da dieta, criar bons hábitos na rotina também favorece a manutenção dos ossos. O controle da gordura corporal não só melhora a qualidade de vida e a autoestima, mas evita uma carga a mais para os ossos.

Devemos lembrar que eles são a estrutura de sustentação do nosso corpo e, quanto mais peso carregaram, mais esforço eles farão. Por isso, é importante manter o peso ideal na balança, de acordo com a sua altura.

Para isso, a prática de exercícios também tem a sua influência para manter ossos fortes. Os exercícios ajudam a queimar calorias e a manter a flexibilidade dos ossos. Não é necessário um grande esforço físico, pois uma caminhada diária de meia hora já é suficiente para por o corpo em movimento.

Outra atitude essencial é evitar cigarros. A nicotina é uma substância nociva aos pulmões e também afeta os ossos, pois diminui a densidade deles.

Agora queremos saber: como estão os seus ossos? Se você precisa de cuidados específicos para eles, recomendamos uma visita ao ortopedista. Ele vai fazer uma avaliação completa e dar dicas personalizadas para a sua saúde!

Agende já sua consulta com a equipe de Ortopedia do JM Consultórios!