Postado em 19/06/2018

Cuidar do intestino: Por que essa medida é importante para a saúde?

Muitos pensam que o intestino é apenas um órgão que cuida da digestão dos alimentos e fornece os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo, mas não é bem por aí. Você sabia que ele também é responsável pela defesa do organismo? Cuidar do intestino traz muitos benefícios à saúde!

A flora intestinal funciona como agente imunológico ao manter um equilíbrio entre os micro-organismos naturais do corpo, diferenciando as bactérias benignas das patogênicas. A proliferação das bactérias patológicas em detrimentos das bactérias protetoras é o que causa, entre outros quadros, a infecção intestinal.

O intestino como agente de defesa pode ser visto até mesmo pela eliminação de substâncias prejudiciais ao organismo. Sua atividade metabólica ajuda a separar o que é nutriente e o que é toxina.

Uma dieta saudável é a chave para evitar muitos quadros de enfermidades intestinais. Quer conhecer os impactos que esse órgão tão importante pode causar na sua saúde? Então confira por que você deve cuidar do intestino!

O controle de alergias e intolerâncias

As alergias são respostas do organismo a alguma substância que o invade e podem surgir de diversas maneiras, entre elas através da alimentação. Cada indivíduo possui o seu próprio sistema de defesa, o que determina se ela desenvolverá determinado tipo de alergia.

As intolerâncias também são bastante relacionadas às alergias alimentares, mas há diferença. Enquanto a alergia é uma reação a um agente tóxico ou reação exagerada a algum constituinte dos alimentos, a intolerância diz respeito à dificuldade de digerir uma substância.

As intolerâncias mais comuns são referentes ao glúten e à lactose, enquanto as alergias podem vir de leite, amendoins, chocolate, entre outros. A dieta do indivíduo alérgico precisa respeitar as suas necessidades, evitando os alimentos que lhe fazem mal.

Redução de sobrepeso e obstrução das veias e artérias

O controle do peso começa pela alimentação, o que inclui o intestino na equação. Uma dieta desregulada e sem controle pode acarretar em diversos problemas de saúde, como a obesidade, diabetes e obstrução do sistema venoso.

Ao cuidar do intestino, você promove maior facilidade na quebra dos alimentos e melhoria na digestão das substâncias. Consequentemente, as chances de desenvolver outros tipos de doenças também reduzem.

Uma das causas do sobrepeso está relacionada à microbiota do intestino, que é diferente para cada pessoa. O equilíbrio dos tipos de bactérias presentes no órgão afeta a estocagem de energia, determinando o biótipo físico do indivíduo.

As bactérias do intestino são estabelecidas já na infância, mas um acompanhamento médico pode ajudar a controlar esse equilíbrio.

Qualidade de vida

Um intestino em bom funcionamento proporciona melhor qualidade de vida. Além de o relógio biológico funcionar adequadamente, ele ajuda no humor e nas condições psicológicas. A ligação entre cérebro e intestino é um dos motivos pelo qual podemos sentir desconforto gástrico em situações de estresse, por exemplo.

Uma flora intestinal desregulada afeta toda a rotina do indivíduo, gerando transtornos e mal-estares. Por isso, cuidar do intestino com uma dieta saudável e longe de alimentos suspeitos é ideal para manter uma boa qualidade de vida.

Alguns alimentos indicados para restabelecer a flora intestinal são iogurte, alho, frutas legumes e verduras. A ingestão de fibra é bastante recomendada, pois elas são de fácil digestão e benéficas para as bactérias benignas.

Como anda o seu intestino? Se você sente alguma irregularidade no seu relógio biológico do órgão, é importante fazer uma visita ao médico para cuidar do intestino. Venha se consultar no JM Consultórios! Agende já seu horário com nossos clínicos gerais na página inicial do site.