Postado em 05/10/2018

Câncer de mama: Sintomas que alertam para a doença

O mês oficial da prevenção do câncer de mama chegou e queremos ressaltar mais uma vez os cuidados evitar o problema. Neste Outubro Rosaseparamos uma lista de sintomas que alertam para a doença!

O câncer de mama é o tipo mais comum e mortífero entre as mulheres e existem muitos fatores que contribuem para o seu surgimento. Por outro lado, identificá-lo a tempo é fundamental para evitar complicações e aumentar as chances de cura.

A campanha do Outubro Rosa visa reforçar a importância do autoexame e das consultas ginecológicas. Quem tem acima de 50 anos deve fazer mamografia a cada dois anos. Homens também podem ficar atentos, já que a doença também pode afetá-los.

Veja a seguir alguns sintomas que ajudam a identificar o câncer de mama!

1. Presença de nódulo endurecido na mama

O autoexame é uma medida que busca, principalmente, identificar este sintoma. Os nódulos na mama são muito comuns no câncer de mama e requerem atenção. Vale ressaltar, entretanto, que nem sempre são sintomas da doença, já que podem estar relacionados a infecções e cistos.

2. Inchaço e/ou vermelhidão no seio

Se você sentir inchaço em um dos seios fora do período menstrual, fique atenta! Pode ser apenas uma infecção ou inflamação, mas há risco de você estar com a doença. O mesmo acontece para o surgimento de vermelhidão na derme da região. Em casos avançados, a dor no seio se torna mais evidente.

3. Alteração no formato / tamanho da mama e do mamilo

Outro sintoma muito comum do câncer é a alteração do formato e/ou tamanho do seio afetado. Pode acontecer um arqueamento da mama, aumento ou diminuição de volume, bem como retração ou afundamento do mamilo. A própria textura do mamilo também pode ser afetada. Esses são sinais importantes para consultar um especialista.

4. Enrijecimento da pele ou feridas na mama

Além de nódulos endurecidos, a pele também pode apresentar regiões de enrijecimento ou endurecimento. Podem surgir também crostas ou feridas perto do mamilo. Outro alerta importante que requer atenção!

5. Nódulo na axila

Os nódulos na axila costumam surgir como sinal de inflamação ou infecção na região superior do tronco. Diante do câncer de mama, eles também podem aparecer como indicativos da doença. O inchaço pode ainda se estender para o braço.

6. Secreções no mamilo

Muitos casos apresentam secreções no mamilo, que podem ser desde sangue a líquidos incomuns. O alerta é ainda maior se a substância tiver odor forte. Dúvidas de o que fazer? Consulte seu ginecologista com urgência!

7. Coceira frequente na mama

Outro sintoma do câncer de mama é a sensação de coceira constante na região mamária. Qualquer alergia anormal deve ser investigada.

8. Perda de Peso

Emagrecimento anormal acima de 5 kg deve ser investigado, principalmente se aliado a outro sintoma do câncer de mama.

Esses são os principais sinais do câncer de mama. Se você reparar na presença de um ou mais desses sintomas, deve procurar um médico para fazer um exame aprofundado e descobrir a causa. Lembrando que o diagnóstico precoce é determinante para a cura!

Que tal realizar suas consultas ginecológicas no JM Consultórios? Acesse a página inicial e agende já a sua consulta com os nossos especialistas!