Postado em 21/12/2017

Benefícios do vinho para o organismo e as celebrações com saúde

O fim de ano está chegando e as festas são momentos ideais para uma alimentação rica e a realização de brindes entre pessoas queridas. As bebidas mais apropriadas para esses momentos são o champanhe e o vinho, sendo que o último tem grandes destaques para a saúde. Os benefícios do vinho para o nosso corpo são vários.

É bem verdade que o vinho é uma bebida alcoólica, mas isso não tira seus méritos em ajudar na saúde. Hoje separamos as principais vantagens que essa bebida típica de momentos especiais proporciona para nós. Confira!

1 – Melhora na circulação e combate a infecções

Entre os benefícios do vinho, um dos mais conhecidos é o fato de limpar o sangue e melhorar a circulação sanguínea. Além disso, ele favorece a proteção do organismo contra infecções por bactérias, funcionando como um ótimo aliado para uma boa saúde.

2 – Fortalecimento dos ossos

Estudos comprovam que o vinho fortalece ossos, veias e artérias, auxiliando contra doenças relacionadas a esses órgãos, tais como osteoporose e riscos de infarto. Para garantir essa vantagem, o ideal é tomar duas taças de vinho por dia. A vantagem se torna muito importante principalmente a partir dos 45 anos.

3 – Poucas calorias

Existe um mito em cima do vinho de que ele não engorda, diferente de outras bebidas alcoólicas. Enquanto essa constatação não passa de uma lenda, ela tem um fundo de verdade.

Muitos acreditam que o vinho não engorda devido a uma propriedade que evita transformar essa energia em gordura localizada. Ele ativa um gene que impede a formação de novas células de gordura no organismo.

Porém, o vinho pode sim influenciar no peso. É bem verdade que ele tem quantidades muito menores de calorias que várias bebidas, mas o ganho de peso depende da quantidade de açúcar presente na composição, referente ao resíduo que não se fermentou. Além disso, a quantidade ingerida também faz a diferença: o ideal é uma ou duas taças diárias.

4 – Visão melhor

Com o passar da idade, a visão deixa de ser a mesma. Algumas pessoas precisam usar óculos e lentes desde cedo, enquanto outras só começam com uma idade avançada. O vinho, no entanto, tem o poder de retardar os problemas óticos.

A bebida tem uma propriedade que permite retardar a degeneração da retina e ajuda ainda a prevenir riscos de cegueira. A única indicação é que se tome vinho moderamente.

5 – Boa memória

Melhorar a memória é mais um dos benefícios do vinho. Não é só a visão que vai perdendo a qualidade com o passar dos anos – a memória também pode se degenerar, pois os neurônios diminuem de acordo com os hábitos que levamos.

A diminuição na memorização está ligada à coagulação sanguínea e inflamação de vasos, fatores que são prevenidos pelas propriedades do vinho. Assim, a bebida favorece a preservação da memória e favorece os processos cognitivos.

6 – Menos colesterol

Já falamos como essa bebida ajuda a limpar os vasos sanguíneos e isso é ótimo para diminuir a quantidade de colesterol no organismo. O vinho tem substâncias antioxidantes que facilitam esse processo e evitam o acúmulo do colesterol ruim na corrente sanguínea.

7 – Paladar zerado

Outra vantagem bem popular do vinho é a capacidade de limpar o paladar. Ele permite que possamos apreciar melhor o gosto dos alimentos, sendo um ótimo acompanhamento durante as refeições. É interessante, por exemplo, para tirar aquele gosto de gordura das carnes ou diminuir a acidez que alguns alimentos deixam na boca.

8 – Menor risco de câncer

Há muitos outros benefícios do vinho para a saúde, mas vamos terminar com uma informação importante: ele reduz os riscos de surgimento de tumores e câncer. É justamente a propriedade antioxidante que ajuda a prevenir a formação de células cancerígenas.

O vinho é importante na prevenção do câncer de mama, por exemplo, já que evita também que o estrogênio das mulheres possa favorecer a doença.

Aproveitando o gancho, que tal se informar sobre outras formas de prevenção contra o câncer de mama? Confira as dicas que demos durante o Outubro Rosa.

Assine a nossa Newsletter e receba mais conteúdos informativos para cuidar da saúde!