Postado em 09/10/2017

Atividades físicas e a influência para uma boa saúde

Neste 09 de outubro, queremos parabenizar a todos os atletas e esportistas pelo Dia do Atletismo. Não importa qual seja a sua modalidade, as atividades físicas te colocam no caminho certo para manter uma boa saúde! Se esse não é o seu caso, que tal aproveitar a data para começar a entrar em movimento?

Exercitar-se é fator determinante para evitar diversas doenças. O sedentarismo é um grande fator de riscos para problemas de coração, por exemplo. Então, é muito importante separar uma parte do dia para a prática de exercícios.

Para comemorar o Dia do Atletismo, hoje vamos falar sobre a influência das atividades físicas no bom funcionamento do organismo. Separamos algumas vantagens e dicas para auxiliar a manutenção da sua saúde.

As vantagens da prática de atividades físicas

Os resultados das atividades físicas para o organismo são diversos:

Saúde do coração

O coração é um órgão vital no corpo humano e precisa ter uma boa circulação sanguínea. Os exercícios físicos são a forma mais eficaz de ajudar nesse processo, promovendo maior respiração celular e melhor fluxo venal. Dessa forma, riscos de pressão arterial, colesterol alto e ataque cardíaco são minimizados.

Manutenção do peso

A obesidade é um problema que afeta milhares de pessoas no mundo todo. Quem tem problemas com o peso pode combater e evitar a obesidade com a prática de atividades físicas, atentando-se também a uma boa dieta.

Bom humor

Ao se exercitar, você colabora para a produção de hormônios responsáveis por combater o estresse. O ideal é que as atividades físicas sejam praticadas pela manhã, pois isso ajuda a proporcionar um humor mais agradável para enfrentar as adversidades do dia e diminui problemas como dores de cabeça e enxaquecas.

Fortalecimento da musculatura

Na terceira idade, um dos principais problemas são as dores musculares. Os estímulos que os exercícios promovem no corpo são grandes aliados para reforçar os músculos e evitar problemas futuros nesse tecido celular.

Desenvolvendo a sua rotina com atividades físicas

Não existe um padrão de exercício ou esporte para praticar; todos são bem-vindos. Porém, cada objetivo é mais bem aproveitado por atividades físicas diferentes. De forma geral, o ideal é optar por exercícios aeróbicos que trabalhem grandes grupos musculares, como corrida, ciclismo ou natação.

O mais importante é atentar-se pela quantidade mínima de 30 minutos diários e respeitar os seus limites, sem exageros. Até a caminhada é válida, podendo ser durante o percurso para o trabalho ou algum outro destino. Outra dica é optar pelas escadas em vez de elevadores, o que ajuda a proporcionar pernas mais firmes e resistentes.

Ao realizar atividades físicas mais densas, alguns passos são importantes. Alongamentos ao final das sessões ajudam a recuperar a musculatura e contribuem para uma maior flexibilidade do corpo. Além disso, atentar-se para a respiração é uma forma de reconhecer seus limites.

Embora as atividades físicas sejam altamente eficazes para regular a saúde, não se esqueça de que é importante realizar consultas de rotina com frequência. Visite seu médico regularmente principalmente a partir dos 30 anos, quando o corpo começa a apresentar sinais do tempo.