Postado em 11/02/2019

7 dicas para evitar a tendinite no trabalho

Você costuma ficar sentado por muito tempo durante as suas atividades no trabalho? Então fique atento: você corre o risco de desenvolver tendinite! A inflamação dos tendões é comum em pessoas que ficam na mesma posição com frequência.

É claro que mudar a sua rotina pode ser bem difícil, mas isso não significa que você não possa evitar o surgimento da tendinite. O problema surge quando há uma tensão prolongada ou muito forte nos tendões, surgindo um inchaço desconfortável junto com a dor.

Há várias medidas e pequenos hábitos que colaboram para minimizar os riscos. Confira algumas dicas para evitar a tendinite!

1. Posição ideal para se sentar

Procure se sentar da maneira mais apropriada, sem deixar de se sentir confortável. O ideal é manter os pés no chão com os joelhos em um ângulo de 90 graus. O quadril deve estar apoiado na cadeira e os apoios devem ser administrados à sua altura.

2. Evite a mesma posição por muito tempo

Uma boa postura ao se sentar sempre ajuda, mas permanecer na mesma posição o dia inteiro aumenta as suas chances de desenvolver tendinite. Mesmo que você seja um workaholic, é muito importante tirar alguns momentos durante o dia para espairecer e dar uma volta.

3. Faça alongamentos

Além de espairecer, considere criar o hábito de fazer alongamentos. Eles são importantes para melhorar a circulação sanguínea e ajustar o colágeno do corpo.

Os exercícios podem ser feitos para mobilizar articulações do pescoço, dos punhos, antebraços, braços e ombros. Em alguns ambientes de trabalho, essa medida é bastante incentivada como forma de aumentar o bem-estar dos funcionários. Não deixe de participar!

4. Evite cadeiras desconfortáveis

Se a sua cadeira é desconfortável, você tem o direito de solicitar a troca por um material mais agradável. As empresas têm a obrigação de proporcionar infraestrutura de qualidade para seus funcionários.

Uma cadeira ideal deve ter o apoio correto para o tronco e também apoios para os braços. Pessoas com necessidades especiais precisam ter um assento apropriado.

5. Alimentação reforçada

O colágeno tem um papel importante para a saúde dos tendões. Para estimular sua produção, é recomendável a ingestão de determinados nutrientes, como  as vitaminas B6, C e E, manganês e zinco. Procure incluí-los na sua alimentação!

6. Evite apoiar o telefone nos ombros

Se você costuma segurar o telefone com o ombro na hora de atender ligações, pare já! Esse hábito não só pode provocar dores musculares como é fator de risco para o surgimento do tendinite.

7. Pratique atividades físicas nas horas livres

Essa dica não é para o seu ambiente de trabalho, mas também tem a sua importância. Realizar atividades físicas nas horas de lazer traz diversos benefícios para a sua saúde e para evitar tendinite.

Os exercícios físicos aumentam a resistência dos músculos, contribuindo para suportar os longos períodos sentados durante o período de trabalho.

Essas são as principais medidas que podem ser adotadas no trabalho ou até fora dele para garantir a saúde dos seus tendões. Que tal começar a adotá-las?

Se você sente dores musculares ou nos tendões, é importante procurar um médico especialista. O ortopedista fará a avaliação e apresentará o diagnóstico para o tratamento.

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